quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Álcool ou Gasolina? Saiba como calcular e obter garantia de economia no seu bolso.


Observou-se que nas últimas semanas houve um aumento significativo nas bombas de álcool combustível dos postos de todo o país. O fato deve-se às chuvas em demasia e a alta na demanda de açúcar pelo mercado internacional. Esse aumento no preço do álcool impulsionou incerteza nos consumidores na hora de abastecer.
Houve um aumento de 8,7% no álcool enquanto a gasolina obteve alta de pouco mais de 1%, somente. Mesmo diante desses dados, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o álcool ainda se sobressai perante a gasolina em 17 estados e no Distrito Federal.
Diferente disso, no Sul do país, só no Paraná o álcool ainda é mais vantajoso. No Sudeste, o álcool traz mais benefícios em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No Nordeste, dos nove estados que possui, o álcool garante sua posição em oito, perdendo somente no Sergipe. No Norte brasileiro, a gasolina se sobressai perante o álcool. Este é mais vantajoso em Rondônia e Tocantins. Por fim, na região Centro-Oeste o consumidor obterá maiores benefícios utilizando o álcool.
Para fazer o cálculo que decidirá a escolha na hora de encher o tanque, deve-se considerar que quando o preço do álcool atinge 70% do preço da gasolina, então esta ainda é a melhor escolha.
Em Frederico Westphalen, localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul, “os consumidores preferem abastecer com gasolina. Os modelos antigos tinham problemas com o álcool combustível no  inverno e isso ainda mexe com a opinião do consumidor atual”, diz o proprietário do Posto Avenida, Jonir Piaia. E complementa: “ a gasolina possui um custo benefício maior para os consumidores da cidade”.
A variação nos preços coloca o consumidor em dúvida na hora de abastecer. Fonte: http://www.oficinaecia.com.br
Contudo, vale pesquisar e avaliar qual combustível garante maiores benefícios, visto que os seus valores diferem dependendo a cidade, e assim garantir uma economia considerável na hora de encher o tanque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário